Mostra Comparações de Juan Esteves e Luiz Martins

 

Comparações reúne dois trabalhos diametralmente opostos, mas que se completam. A gravura, meio milenar, e a fotografia, mídia mais recente.

Luiz Martins, jovem gravador, utiliza esta técnica ancestral há pouco tempo e Juan Esteves, fotógrafo com mais de vinte anos de carreira, se volta para as colagens digitais, transferidas ao papel de gravura através da transferência a quente ( hot transfer ) .

Da experiência maior deste último e do frescor artístico do primeiro, surge o diálogo entre os elementos naturais representados pelas formas da pedra, da madeira e da terra, com a arquitetura do urbano caótico, visível pelas colagens justapostas, que desconstróem a cidade de São Paulo e a reconstróem novamente.

A “comparação” não se dá no sentido de exclusão, e sim na somatória das duas propostas artísticas : A necessidade de mostrar as origens e os possíveis caminhos para o futuro. No suporte do papel, se misturam criando assim uma sinergia entre duas artes distintas.

LUIZ MARTINS, Machacalis, (MG),1970

Trabalha voltado para motivos telúricos, com suas formas e nuances. Antes da gravura, suas esculturas utilizavam o mesmo tema. São inspirações surgidas das formas ancestrais gravadas na Paraíba, na Serra do Ingá, onde tem inscrições rupestres milenares.

 

JUAN ESTEVES, brasileiro, 47 anos.

No Brasil participou de diversas exposições no MASP, Museu de Arte de São Paulo, MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo , Funarte – Rio de Janeiro,; Memorial de Curitiba,  Museu de Arte Brasileira  da FAAP, em SP , Memorial da América Latina -SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo , entre outras , em 18 individuais e  60 mostras coletivas.

Comments are disabled.