Mostra Linoleogravuras e Politipias de Sérgio de Moraes
Exposição “Linoleogravuras e Politipias” de Sérgio de Moraes “Suzana e os Velhos” é o álbum de linoleogravuras de Sérgio de Moraes que será lançado no próximo dia 7 de outubro na Graphias: Casa da Gravura. Feito especialmente para a exposição “Linoleogravuras e Politipias”, o álbum compõe-se de seis gravuras coloridas feitas em linóleo, as quais retomam temas e idéias que podem ser apreciadas em obras de Rembrandt, Ticiano e Goya. Aliás, foi o linóleo, material sintético que serve para a gravação em relevo, que possibilitou a Sérgio de Moraes inventar a Politipia, técnica que se vê em outro álbum, “Visage – Visagem”, o qual também estará nessa mostra. Outro álbum “A Máquina do Tempo”, este inspirado em texto homônimo de H. G. Wells, assim como outras gravuras em politipia e linóleo habitarão o sobrado da Galeria Graphias, na Vila Mariana.
Vale a pena ver e rever as obras desse artista que mostrou suas Politipias na Trienal de Praga ao lado dos consagrados trabalhos de Maria Bonomi.
Sérgio de Moraes nasceu em São Paulo em 1951. Em 1973 freqüentou curso livre de gravura de Evandro Carlos Jardim. Ingressou no curso de filosofia da Universidade de São Paulo em 1976. Desde o início privilegiou a linoleogravura, técnica que pesquisa por mais de 20 anos, o que lhe permitiu chegar, por volta de 1998, à invenção da Politipia. Publicou vários álbuns, coletiva e individualmente, nas técnicas do linóleo e da politipia.