Mostra Litografias de Marcello Grassmann
“Marcello Grassmann – Litografias” é o título da próxima mostra que será aberta na Graphias – Casa da Gravura, sobre esse artista, um dos expoentes da gravura brasileira desde as primeiras Bienais de São Paulo.
Na inauguração será lançado o álbum que Marcello Grassmann realizou na própria Casa da Gravura, quando explicou para outros artistas e estudantes suas pesquisas sobre litografia sobre zinco e alumínio.
O álbum homônimo, “Marcello Grassmann – Litografias”, é composto de litografias sobre alumínio feitas nos últimos meses, enquanto a exposição é montada de modo a elucidar as pesquisas litográficas de Marcello Grassman. Nela estão expostas desde as primeiras litografias, que datam do decênio de 1950, quando Marcello Grassmann e Poty Lazzarotto iniciavam-se nessa técnica, até as atuais, com destaque para as realizadas nos anos de 1980, por explicitarem as pesquisas que o artista realizou. Irrequieto, não bastava a Marcello Grassmann o desenho que surgia da pedra, justamente o que fez com que ele experimentasse a litografia feita sobre chapa metálica, a qual permitia interferências com instrumentos como a ponta-seca e o buril e até mesmo o uso de aguadas em suas obras. Mesclando técnicas da litografia com as da calcografia, Marcello Grassmann propôs uma nova linguagem para a arte da gravura brasileira, ao menos desde o decênio de 1960.