Mostra de Constança Lucas e Renata Gonçalves
Apresentam obras criadas nos últimos anos, desenhos, pinturas, gravuras e livros de artista.
Os trabalhos apresentados são habitados por figuras, onde os cães são figuras recorrentes pesquisadas em diferentes meios, fazendo uso de diversos procedimentos artísticos
Constança Maria Lima de Almeida Lucas nasceu em Coimbra, em 1960, cursou até o colegial em Portugal. Passou a viver em São Paulo no fim da década de setenta, onde fez Licenciatura Plena em Artes Plásticas na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado.
Mestranda em Poéticas Visuais na ECA – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP.
Fez diversos cursos de artes plásticas, literatura, fotografia e de história da arte, em museus e instituições culturais.
Tem participado de várias exposições coletivas desde o início da década de oitenta em diferentes países (Portugal, Espanha, Bélgica, Checoslováquia, França, Hungria, Itália, Japão, Argentina, Alemanha, Austrália e Brasil). Realizou diversas exposições individuais em Portugal e no Brasil. É autora de inúmeros desenhos publicados em jornais, revistas e livros. Viajou por vários países da Europa e da América do Sul para visitar museus e exposições. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.
Renata Gonçalves nasceu em São Paulo, em 1955, formação: Desenho de Comunicação e Gravura. Trabalha com designer gráfico, ilustração e gravura. A partir de 1983 tem criado e orientado oficinas de gravura para: MAM-SP, MUBE-SP, Fundação Mokiti Okada e para a mostra Rembrandt e a Arte da Gravura – CCBB – Rio de Janeiro.
Desde 1978 tem participado de diversas mostras nacionais e internacionais de gravura e desenho.
Premiações: VI Mostra Anual da Gravura – Cidade de Curitiba – PR; Premio ADOGI – Asociació Difusora Obra Gráfica Internacional – Barcelona, Espanha
Obras em acervos: Casa da Gravura – Fundação Cultural de Curitiba; Musee Du Petit Format, Bélgica.