Mostra Livros de Artista e Gravuras de Graphias Casa da Gravura
“Livros de Artista e Gravuras” – Lançamento de Livros de Artista e exposição Ferez Khoury, Luise Weiss e Renina Katz “Livros de Artista e Gravuras” é o título da próxima mostra que será aberta na Graphias – Casa da Gravura, com estes três importantes artistas brasileiros.
Ferez Khoury lança livro de artista, exclusivo para esta exposição, em processo litográfico sobre chapa de alumínio, impresso no atelier Graphias, e desenhos recentes.
Luise Weiss lança álbum de gravura, na técnica litográfica, elaborado, impresso e encadernado no atelier Graphias, especialmente para esta exposição.
Renina Katz apresenta série de gravura em metal.
FERES KOURY
Natural de Urupês – SP – 1951
Vive e trabalha em São Paulo.
Formado em arquitetura pela FAU-USP, com mestrado e doutorado pela ECA-USP em
poéticas visuais. Leciona na FAU/USP e Faculdade Santa Marcelina.
Freqüentou os ateliês de Luis Dotto, Renina Katz, Sergio Fingerman e Rubens Matuck.
Participou de inúmeras exposições no Brasil e exterior em que obteve diversas premiações incluindo a Bolsa Vitae de Artes em 1996 e prêmio de melhor
Representação Internacional na 2ª Bienal Internacional de Artes Gráficas de Lubliana,
Eslovênia.
No Brasil destacam-se as participações em mostras individuais e coletivas no MACUSP,
SESC São Paulo e Rio de Janeiro, Centro Cultural FIESP, Paço das Artes, Museu da Gravura Cidade de Curitiba – PR, entre outras.
LUISE WEISS
São Paulo – SP – 1953
Vive e trabalha em São Paulo
Formada em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Pós-graduada em poéticas visuais, mestrado, doutorado, pós doutorado e livre
docência pela ECA-USP.
Leciona as disciplinas de Desenho e Gravura no Instituto de Artes da Unicamp – Campinas, Universidade Mackenzie e no curso de Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, no Brasil e exterior, conquistando diversas premiações entre elas a Bolsa Vitae de Artes. Entre as mostras destacam-se: “Jovens Gravadores Brasilenõs”, galeria Juan Martin, Cidade de México,
México, 1976; “Jeune Gravure Contemporaine”; França e Iuguslávia, 1987; “Jovem Gravura Brasileira”, Amadora, Portugal.
Renina Katz
Rio de Janeiro RJ 1925
Vive e trabalha em São Paulo
Cursou pintura na Escola de Belas Artes e desenho na UFRJ, gravura em metal com Carlos Oswald e xilogravura com Axl Leskoshek. Leciona desenho e gravura no Masp,
de 1952 a 1955. Em 1956 publica Favela, álbum de gravuras. Entre outras exposições participa do Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, várias edições de 1948 a 1959, Salão Paulista de Arte Moderna, várias edições de 1951 a 1961 (prêmio aquisição, 1952 1955 e 1959, medalha de ouro, 1955). Individual, no Masp e MAM/1953; Mostra de desenho e gravura, Varsóvia, 1954; Mostra Internacional de Xilogravura, Zurique, 1956; Bienal de São Paulo, várias edições de 1955 a 1985; Bienal de Veneza, 1956 e 1986; Panorama da Arte Atual Brasileira, no MAM/sp, 1977, 1980 e 1984.
(fonte dos dados curriculares: Itau Cultural 2000 – GRAVURA Arte Brasileira do Século XX. Textos de Leon Kossovitch e Mayra Laudanna.)