Mostra 16 Olhares
A Graphias apresenta a exposição 16 OLHARES: DESENHOS, uma reflexão acerca da natureza dessa linguagem e seus múltiplos desdobramentos. A mostra é fruto de um processo coletivo que vem se desenvolvendo desde 2005, focado na mútua apreciação, análise e discussão do fazer poético dos participantes.
Os artistas que se apresentam na presente mostra na galeria Graphias cultivam o desenho enquanto linguagem autônoma, mas também enquanto desígnio de transformação – intenção concretizada através da participação de todos num processo de reflexão, tão extenso quanto intenso, que objetiva definir campos de referencia comuns: em reuniões abertas e periódicas, as obras pessoais vem sendo apreciadas, analisadas, discutidas. Estruturada em ciclos que se renovam, essa iniciativa trabalha a construção de um olhar, que se busca afinado com o meio e com a história.
Na sequência desses encontros, cada participante assume, alternadamente, papel de expositor e fruidor. Uma trama de experiências vai assim sendo estruturada – os fios constituídos de vivência, percepção, intuição e reflexão. Essa tessitura vem, ano após ano, sendo elaborada de forma quase subterrânea. Nela, poéticas muito diversas tem sido abordadas sob uma ótica que contempla a identidade. E múltiplas questões, inerentes aos processos individuais de criação, vão surgindo, uma a uma, sob aquela singular luz que a arte – e a reflexão sobre a arte – produzem. Um projeto de convivência e trabalho, que nos remete a uma lapidar formulação de Flávio Motta: “Na medida em que uma sociedade realiza suas condições humanísticas de viver, então o desenho se manifesta mais preciso e dinâmico em seu significado”.