Mostra SÃO PAULO: LAYERS AND FRAGMENTS de Florian Foester
Xilogravuras, pontas-secas e colagens resultantes dos 20 anos de relação com a cidade de São Paulo.
Os trabalhos são divididos em três grupos:
Pequenas pontas-secas: Brás e o Centro
Santa Maria
Série de xilos, que conversam com a obra de Juan Carlos Onetti e a sua cidade fictícia Santa Maria, sobrepondo imagens com seus sentimentos em relacão a cidade de Sao Paulo. As xilogravuras estabelecem um diálogo entre a obra de Onetti e a imaginação e memória de Florian.
Fragmentos de São Paulo
Este grupo combina fragmentos de gravuras baseado na observação de São Paulo e fragmentos achados em seu studio. Os trabalhos conectam elementos de suas colagens e gravuras.
FLORIAN FOESTER, artista plástico, natural da Alemanha, Oldenburg, estudou arte em Manchester, Inglaterra, e desenvolveu um fascínio por São Paulo desde que visitou a cidade pela primeira vez, em 1991, quando fez uma oficina de gravura no Museu Lasar Segall. Passou mais três temporadas na cidade, cada uma de quatro meses, desenhando “obsessivamente” bairros como o Brás e Centro, e fazendo pinturas, colagens e aquarelas inspiradas por essas regiões.
“O trabalho é uma mistura de memória, observação, imaginação. Temas que me perseguem, ou que eu persigo, há muitos anos. Algumas partes de São Paulo se tornaram alguns deles. Quando estou na cidade, ou quando trabalho com temas da cidade, eu sinto muita afinidade, me sinto em casa, talvez por contraste ao lugar onde nasci, que era muito calmo e provinciano”.