Mostra Linhas do Horizonte de Caru Duprat

– abertura: 25 de março de 2017, das 14:00 as 18:00 horas;

– período: 25/03 a 06/05 de 2017;

 

 

– horário de visitação: terça a sexta das 13:00 às 18:00 horas;

sábado das 11:00 às 15:00 horas;

outros horários, com agendamento.

 

 

Os dioramas e as encáusticas foram realizados ao longo da pesquisa de doutorado em poéticas visuais, que fala do movimento que se dá entre o fazer e o pensar. Na estreita relação entre a matéria, o instrumento, a mão e a ideia.

A linguagem tem como fundamento o desenho e a cor, que se desdobram em pintura, gravura e escultura. Cada linguagem com seu espírito, seu instrumento, sua matéria e sua técnica. A fluência se manifesta numa relação de interdependência entre essas dimensões. A mão e o instrumento desenham o gesto que configura a matéria. O gesto, por sua vez, transmite toda a espiritualidade de quem faz.

A cor determinou a escolha pela paleta como objeto de análise no doutorado, cor que se desdobra em cor luz e cor matéria, aspecto que me intriga tanto em meu trabalho como na apreciação das obras. O fato de desde sempre fazer minhas tintas, manipular os pigmentos e observá-los reagindo ao se combinarem com os médiuns é parte integrante do trabalho plástico. Nessa pesquisa procurei entender como elas, a cor matéria e a cor luz se manifestam, hoje entendo que não são excludentes e sim, complementares.

O desenho e a cor dão forma ao lugar, lugar como ponto geográfico, que se configura a partir de uma relação afetiva que se estabelece conforme se habita. A partir desse lugar me situo no mundo, me localizo, me compreendo. A partir desse horizonte me conduzo para outros horizontes.

Comments are disabled.