Hélio Schonmann
Hélio Schonmann, artista plástico e professor, nascido em São Paulo, Brasil (1960), vive e trabalha atualmente em Louveira (SP). Sua formação deu-se no convívio com artistas, frequentando ateliers como os de Raphael Galvez, Antônio Cabral e Antonio Carelli, bem como o Atelier de Livre Criação em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, onde tornou-se, posteriormente, orientador – cargo que ocupou de 1979 a 1983. A partir de 1999 passou a incorporar a linguagem da gravura em seu trabalho, sob orientação de Evandro Carlos Jardim. Nesse período realizou suas primeiras instalações pictóricas. Na década seguinte deu início ao projeto ITINERÂNCIA SP, no qual intervenções de rua abrem campo a diálogos entre meios diversos – fotografia, lambe-lambe, stencil, construção tridimensional, pintura, xilogravura, instalação – uns desdobrando-se nos outros e comentando-se mutuamente. Participa do Coletivo Água Branca, junto ao qual vem realizando projetos de arte pública coletiva no estado de São Paulo. Nos últimos anos seu trabalho desdobrou-se também na idealização e curadoria de mostras coletivas, como os ciclos itinerantes VI(VER).
Hélio frequentou os ateliês de Raphael Galvez, Antônio Cabral e Antônio Carelli, bem como o Ateliê de Livre Criação em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, onde se tornou, posteriormente, orientador (de 1979 a 1983). Coordena eventos colaborativos de arte pública e realiza curadoria de mostras coletivas.
Para Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, “Hélio Schonmann é um multi artista, por criar em diversos materiais e possiblidades técnicas e pela sua atuação como curador em importantes mostras”.
Showing 1–8 of 33 results