Mostra Luzes, Encavos de Ivanir Cozeniosque

 

LUZES / ENCAVOS: exposição de um ensaio fotográfico formado por 32 imagens a partir de registros diários realizados no período de 2012 a 2014 junto à natureza de um lago da região da Granja Viana, em Cotia. Lugar que se mantém como um dos poucos redutos ainda da Mata Atlântica. São observações que serviram de pesquisa entre a linguagem da fotografia e as memórias gráficas advindas pelos processos da xilogravura, monotipia e o desbaste da matéria na escultura. Na gravura são brancos surgidos pelo encavo na madeira mas transformados em luzes pelo deslocamento das águas que distorcem a imagem no ato fotográfico. São instantes congelados de uma realidade que fixa elementos refletidos pela luz na superfície da água do lago e que pelas ondulações produzidas pela força do vento provocam imagens que se tornam traços, rasgos brancos em áreas pretas, sépias e manchas cromáticas formando tonalidades e áreas segmentadas que relebram às linhas dos encavos impressos.
A experiência do gesto na linguagem da gravura e escultura quando enfrentado na fotografia torna-se presença de referências gráficas. São como pinceladas, veladuras, espelhamentos, sombras, luzes, manchas, profundidades, atmosferas pictóricas advindas dessa práxis com outras linguagens nas Poéticas Visuais. Espacialidades que lidam com a suspensão do tempo, alterando o cronológico do aqui e agora para uma dimensão de leveza e liberdade permitindo essa inversão do olhar. Poiésis reinventada através do olhar deslocado trazendo desdobramentos e possibilidades de investigacão dada pela própria linguagem da fotografia digital. São imagens que se fundem e reafirmam o próprio espaço do fazer nas artes visuais.
Um único lugar revisitado inúmeras vezes que pelo processo criativo altera o visto e habitado por imagens de reúfgios, bordas, arremessos como saída para essa realidade tão conturbada e opressiva do nosso cotidiano. Vestígios de algo em extinção, por isso mesmo a necessidade incessante de transformação dessas imagens no processo de edição para pensar nesses lugares sonhados como realidades do recôndito.

IVANIR COZENIOSQUE SILVA, artista plástica na área da escultura, xilogravura e fotografia. Brasileira, nascida a 6 de março de 1953 na cidade de São Paulo/SP, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP, em 1976; mestrado na FFLCH USP, em 1997 e doutorado na ECA USP, em 2002. Atua como docente na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, desde 1990, na Graduação como Professora Doutora em MS3, Nível 2 em RDIDP no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas e, desde 2003, no Programa de Pós-Graduação em Artes, com orientação em mestrado e doutorado. De 1982 a 2013 fez parte do corpo docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie como Professora Doutora Adjunto II. Disciplinas ministradas: Plástica, Laboratório Experimental I e II, Modelagem, Escultura e Desenho.

Comments are disabled.