Mostra Gravuras da Serie Minha Casa de Iole Di Natale

 

Imagens de lugares, objetos e pessoas sempre foram, na obra de Iole Di Natale, signos de uma poesia refinada. Já foi dito que a repetição de signos em sua arte “é construída como quem encena um teatro. Seus ícones de si mesma são a projeção dramatizada de um ‘eu’ idealizado, cujo enredo versa sobre a liberdade, a plenitude, o amor conjugal e o prazer no humanismo”. Lapidadas de modo sofisticado, cada imagem de si e de seu companheiro Federico forma um repertório de situações e gestos numa coreografia que fala das relações afetivas, da cumplicidade e outras situações conjugais.

Minha Casa — título de sua recente série de gravuras — descreve o lugar simbólico de cada ser humano no mundo. Iole usa a sua casa como cenário dos ritos cotidianos do café da manhã ao jantar, do repouso e da leitura, dos banhos e outros cuidados, para situar neste lugar o ambiente ideal de aprendizado, trabalho e poesia, seu abrigo durante a jornada de crescimento interior e amadurecimento durante a passagem pela vida afora.

Iole Di Natale, artista plástica de origem italiana, vive no Brasil desde 1949. Desenvolve sua arte através das diversas técnicas, sendo o desenho, a aquarela e a gravura em metal as mais expressivas no conjunto de sua obra. Professora emérita da Faculdade de Artes Santa Marcelina, em São Paulo, há 40 anos Iole idealiza projetos coletivos para promover a gravura, a aquarela e a arte figurativa em geral. São exemplos dessas atividades a criação o Núcleo de Aquarelistas da FASM, a coordenação geral da 1ª Quadrienal Internacional de Aquarela, a criação da Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel – ABA, projetos de álbuns de gravura e obras coletivas promovidas no Ateliê Calcográfico Iole.

Comments are disabled.